Notícias

As marcas mais fiáveis de grandes eletrodomésticos

A DECO PROteste realizou um estudo para verificar a fiabilidade de frigoríficos, máquinas de secar a roupa e máquinas de lavar a roupa e a loiça. Conheça as marcas mais fiáveis e as que resistem mais tempo. Fique, ainda, a par das avarias mais frequentes. 

Especialista:
Editor:
03 setembro 2025
Exclusivo
Dois patos de borracha de banho numa cozinha inundada por fuga na máquina de lavar roupa

iStock

Os grandes eletrodomésticos são equipamentos comprados para durarem vários anos. Sabendo disso, com base na experiência dos seus subscritores, a DECO PROteste estudou o comportamento de várias marcas de quatro categorias de grandes eletrodomésticos: máquinas de lavar a roupa, máquinas de secar a roupa, máquinas de lavar a loiça e frigoríficos.

O inquérito online foi feito em abril e maio de 2025 em Portugal, Bélgica, Chéquia, Dinamarca, Eslováquia, Eslovénia, Espanha, Hungria, Itália e Países Baixos. Foram recolhidas 39 543 respostas válidas de subscritores das organizações de consumidores dos dez países, sendo que 3723 vieram de Portugal.

A missão era identificar os principais problemas dos aparelhos, verificar a durabilidade e, ainda, estabelecer um ranking de fiabilidade para cada família de eletrodomésticos.

Várias marcas em que pode confiar

A fiabilidade de um determinado eletrodoméstico é medida através de um índice que tem em conta, entre outros, a idade e a frequência de utilização do aparelho, o tipo de problemas e as avarias.

Assim, considerando uma escala de estrelas (de 1 a 5), o aparelho mais estrelado será o mais fiável. Distinguiram-se 21 marcas de máquinas de lavar a roupa, 14 de secar, 16 de lavar a loiça e 18 de frigoríficos com a nota máxima na fiabilidade. Por esta razão, são consideradas marcas de confiança para os consumidores.

Décadas em funcionamento

Quantos mais anos um eletrodoméstico estiver em pleno funcionamento, mais confiança transmite ao utilizador. Neste critério, e no que toca ao tratamento da roupa, a Miele está no topo da tabela: os modelos que lavam duram, em média, 15 anos e nove meses e, os que secam, 14 anos e sete meses. O tempo médio que uma máquina de lavar roupa dura é de 12 anos e o de uma de secar roupa é de 11 anos e cinco meses. Os modelos Miele conseguem durar, em média, mais uns anos do que os das restantes marcas.

Entre as máquinas de lavar loiça e os frigoríficos, é a Zanussi que se encontra no topo da tabela: os modelos duraram 14 anos e dois meses, no primeiro caso, e 15 anos, no segundo. Em média, uma máquina de lavar loiça dura 11 anos e dez meses e um frigorífico, 13 anos e quatro meses.

Avarias caras ou impossíveis de reparar

Não se foque apenas no preço de aquisição. Escolha marcas fiáveis com menor risco de avarias. Analise o custo de utilização e o desempenho ambiental. Um modelo eficiente e mais amigo do ambiente pode compensar ao fim de alguns anos, mesmo que fique um pouco mais caro na compra.

Existem vários motivos para trocar os eletrodomésticos. Na maioria das situações, as avarias – que influenciam a fiabilidade – são o motivo que leva à substituição. Segundo o inquérito, as principais razões para os consumidores trocarem as máquinas de lavar roupa e as de lavar loiça deve-se ao facto de o equipamento precisar de reparação, mas a mesma ser cara ou até impossível de realizar. Já no caso das máquinas de secar roupa e dos frigoríficos, um em cada quatro inquiridos revelaram que os equipamentos substituídos estavam fora de uso e sem possibilidade de reparação.

A experiência dos consumidores ao longo dos anos é decisiva. Permite obter dados que não se conseguem avaliar no curto prazo, em laboratório. O diagnóstico das falhas mais frequentes também é útil para os fabricantes, que podem investir nos pontos a melhorar, para aumentarem a longevidade dos equipamentos. Conheça as avarias mais frequentes nas máquinas de lavar e nas de secar a roupa, nas máquinas de lavar a loiça e nos frigoríficos.

Pensa que o seu aparelho avariou antes do tempo? Denuncie.

Denuncie avarias precoces em eletrodomésticos

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.

Temas que lhe podem interessar