Ferramentas para comprar em segurança e poupar

Evite burlas e fraudes e maximize poupanças com os serviços DECO PROteste

Conheça os seus direitos

Com ou sem descontos, os direitos do consumidor não mudam

Perguntas frequentes sobre black friday

Qual é a verdadeira data da black friday?

A black friday é a última sexta-feira de novembro , mas é habitual as lojas fazerem promoções mais alargadas, começando antes desta data e prolongando-as por mais alguns dias.

A black friday nasceu nos E.U.A como estratégia para as lojas escoarem os stocks e prepararem a chegada dos produtos e novidades do Natal. Em Portugal, o conceito tanto é usado na forma original de promoção de um dia só, como se estende por mais alguns dias, ou semanas, antes ou depois da última sexta-feira de novembro.

As lojas aumentam os preços antes da Black Friday?

Durante anos, monitorizámos centenas de produtos e confirmámos: muitos descontos não eram reais. Algumas lojas aumentavam os preços antes da data para criar uma falsa impressão de grandes promoções. Denunciámos esta situação e, atualmente, esta prática é considerada ilegal.

Desde maio de 2022, a legislação estabelece novas regras para vendas com redução de preço. Qualquer desconto (saldos, promoções ou liquidações) deve ser calculado com base no preço mais baixo praticado pela loja nos 30 dias anteriores ao início da promoção.

Contudo, algumas lojas têm tentado contornar estas regras. Uma tática comum é comparar os seus preços com o Preço de Venda ao Público Recomendado (PVPR) pelo fabricante ou um alegado "preço de mercado". Esta estratégia pode induzir o consumidor em erro, sugerindo uma poupança que não existe na realidade.

Vale a pena comprar na Black Friday ou é melhor esperar pelo Natal?

As lojas têm noção de que os consumidores têm dificuldade em resistir a promoções. Usam estratégias para anunciar poupanças, ao longo do ano todo: black friday, Natal, Páscoa, Dia do Pai e da Mãe, saldos de verão ou inverno, folhetos dos supermercados com as promoções da semana ou do mês, etc. Todos os pretextos parecem válidos para divulgar grandes descontos.

As campanhas da black friday, ou outras, podem ser uma oportunidade para fazer boas compras, mas é importante não as fazer por impulso e comparar preços com outras lojas. Se comprar online, use a ferramenta Comparar Preços e confime se é mesmo um bom negócio.

Quais são as dicas a seguir para aproveitar melhor a black friday?

Se planeia aproveitar as oportunidades da black friday para fazer algumas compras para si ou para oferecer no Natal, prepare-se antes de visitar as lojas ou encomendar online. 

Se souber com antecedência que produtos estarão em promoção, será mais fácil confirmar se são boas oportunidades. Procure obter este tipo de informação através dos folhetos, assinando as newsletters das lojas que mais lhe interessam, ou seguindo-os com mais atenção nas redes sociais.

Na hora de comprar, a maioria dos consumidores age de forma instintiva e emocional. Os vendedores e as marcas sabem-no e recorrem a táticas para os incitarem a optar por determinados produtos ou a decidir rapidamente, sem reflexão. 

Antes de avançar para a compra, é aconselhável pesquisar sobre os produtos e confrontar os preços de várias lojas – uma tarefa facilitada pela ferramenta Comparar Preços. Os produtos em promoção podem prometer muito e cumprir pouco. Informe-se e leia sobre aqueles que lhe interessam, pois podem não corresponder ao que espera deles. Pesquise-os também nos comparadores da DECO PROteste onde encontrará os resultados de testes comparativos a centenas de produtos, como telemóveis, tablets, televisores e diversos eletrodomésticos. 

As melhores ofertas são, por norma, as que se esgotam mais cedo. Se pretende comprar numa loja física, averigue o horário de abertura e a sua disponibilidade para a visitar nas primeiras horas do dia. Se for comprar online, bastará esperar que chegue a meia-noite.

Mas atenção, frequentemente as campanhas da black friday não se limitam a esse dia. Em geral, as lojas começam as promoções alguns dias antes. Se estiver muito interessado num produto, pode ser prudente não esperar para comprá-lo nesse dia.

Alguns sites permitem comprar online e fazer o levantamento dos produtos numa loja física, dentro de um prazo determinado. Esta pode ser uma opção a considerar se não tem muito tempo ou quer evitar os portes de envio e a confusão causada pela grande afluência de pessoas durante a black friday.

Além disso, se a compra for feita online, tem o direito de devolver o produto no prazo de 14 dias. O mesmo não acontece se comprar numa loja física, onde o comerciante não está obrigado a receber devoluções (exceto em caso de defeito, por exemplo). Neste cenário, verifique se a loja aceita devoluções e em que condições, e ainda se existem regras especiais para a devolução de produtos nos períodos de promoções.
 

Como evitar fraudes na black friday?

É muito fácil criar contas em redes sociais para publicitar lojas fictícias ou vender produtos contrafeitos e pirateados. Tenha cuidado com as ofertas que parecem “demasiado boas para ser verdade” e verifique bem as informações divulgadas nesses canais, para garantir que não cai em fraudes.

Veja se o site é seguro. Para evitar que os consumidores sejam vítimas de burlas e fraudes a partir da Internet, em conjunto com o ScamAdviser, promovemos o “Este site é seguro?”, uma ferramenta online que ajuda a determinar se um site ou link que recebeu, por exemplo, através de SMS ou e-mail é seguro antes de o visitar. Basta digitar o endereço do site no campo de pesquisa e o resultado aparecerá em segundos.

A ferramenta "Este site é seguro?" é útil, mas não dispensa uma análise cuidadosa antes de aceder a qualquer ligação. Existem vários sinais de alerta que deve considerar:

  • promoções com descontos irrealistas;
  • nomes de marcas conhecidas mal escritos;
  • design descuidado ou amador;
  • comentários negativos nas redes sociais;
  • ausência de presença nas redes sociais;
  • endereços (URL) sem "https://" e sem o ícone do cadeado;
  • falta de página com contactos;
  • erros gramaticais ou ortográficos frequentes.

Em caso de dúvida sobre a legitimidade de um site, opte sempre pela prudência e evite fornecer dados pessoais ou efetuar compras.

 

Quais as regras que os comerciantes devem seguir nas promoções?

Desde maio de 2022, a legislação estabelece novas normas para vendas com redução de preço. As lojas apenas podem anunciar descontos quando existe uma efetiva redução face ao preço mais baixo praticado nos 30 dias anteriores, no mesmo estabelecimento.

Os estabelecimentos comerciais devem apresentar, de forma clara e visível:
  • o novo preço promocional;
  • o preço mais baixo praticado nos 30 dias anteriores;
  • a modalidade de venda (saldos, promoções ou liquidações);
  • a data de início da redução;
  • o período de duração do desconto.
A indicação da percentagem de desconto é opcional.
 

O que é o PVPR? As lojas podem anunciar descontos sobre o PVPR?

De acordo com as regras atuais, nos saldos e nas promoções, o desconto tem de ser feito sobre o preço mais baixo a que o produto foi vendido na loja nos últimos 30 dias consecutivos anteriores ao início da redução de preço.
 
Muitas lojas usam o PVPR – ou preço de venda ao público recomendado pelo fabricante ou produtor – ou, ainda, expressões como “preço habitual” ou “preço de mercado” para comparar os seus preços e passar a ideia de grandes promoções. Estas práticas comerciais não são permitidas por lei, pois o PVPR pode não corresponder ao preço mínimo praticado nos últimos 30 dias, e pode até nunca ter existido naquela loja. O consumidor pode ser levado a pensar que beneficia de uma poupança, quando, afinal, não lhe é oferecida uma redução de preço ou esta é inferior ao que parece.