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Perguntas frequentes sobre black friday
Qual é a verdadeira data da black friday?
A black friday é a última sexta-feira de novembro , mas é habitual as lojas fazerem promoções mais alargadas, começando antes desta data e prolongando-as por mais alguns dias.
A black friday nasceu nos E.U.A como estratégia para as lojas escoarem os stocks e prepararem a chegada dos produtos e novidades do Natal. Em Portugal, o conceito tanto é usado na forma original de promoção de um dia só, como se estende por mais alguns dias, ou semanas, antes ou depois da última sexta-feira de novembro.
As lojas aumentam os preços antes da Black Friday?
Desde maio de 2022, a legislação estabelece novas regras para vendas com redução de preço. Qualquer desconto (saldos, promoções ou liquidações) deve ser calculado com base no preço mais baixo praticado pela loja nos 30 dias anteriores ao início da promoção.
Contudo, algumas lojas têm tentado contornar estas regras. Uma tática comum é comparar os seus preços com o Preço de Venda ao Público Recomendado (PVPR) pelo fabricante ou um alegado "preço de mercado". Esta estratégia pode induzir o consumidor em erro, sugerindo uma poupança que não existe na realidade.
Vale a pena comprar na Black Friday ou é melhor esperar pelo Natal?
As lojas têm noção de que os consumidores têm dificuldade em resistir a promoções. Usam estratégias para anunciar poupanças, ao longo do ano todo: black friday, Natal, Páscoa, Dia do Pai e da Mãe, saldos de verão ou inverno, folhetos dos supermercados com as promoções da semana ou do mês, etc. Todos os pretextos parecem válidos para divulgar grandes descontos.
As campanhas da black friday, ou outras, podem ser uma oportunidade para fazer boas compras, mas é importante não as fazer por impulso e comparar preços com outras lojas. Se comprar online, use a ferramenta Comparar Preços e confime se é mesmo um bom negócio.
Quais são as dicas a seguir para aproveitar melhor a black friday?
Se planeia aproveitar as oportunidades da black friday para fazer algumas compras para si ou para oferecer no Natal, prepare-se antes de visitar as lojas ou encomendar online.
Se souber com antecedência que produtos estarão em promoção, será mais fácil confirmar se são boas oportunidades. Procure obter este tipo de informação através dos folhetos, assinando as newsletters das lojas que mais lhe interessam, ou seguindo-os com mais atenção nas redes sociais.
Na hora de comprar, a maioria dos consumidores age de forma instintiva e emocional. Os vendedores e as marcas sabem-no e recorrem a táticas para os incitarem a optar por determinados produtos ou a decidir rapidamente, sem reflexão.
Antes de avançar para a compra, é aconselhável pesquisar sobre os produtos e confrontar os preços de várias lojas – uma tarefa facilitada pela ferramenta Comparar Preços. Os produtos em promoção podem prometer muito e cumprir pouco. Informe-se e leia sobre aqueles que lhe interessam, pois podem não corresponder ao que espera deles. Pesquise-os também nos comparadores da DECO PROteste onde encontrará os resultados de testes comparativos a centenas de produtos, como telemóveis, tablets, televisores e diversos eletrodomésticos.
As melhores ofertas são, por norma, as que se esgotam mais cedo. Se pretende comprar numa loja física, averigue o horário de abertura e a sua disponibilidade para a visitar nas primeiras horas do dia. Se for comprar online, bastará esperar que chegue a meia-noite.
Mas atenção, frequentemente as campanhas da black friday não se limitam a esse dia. Em geral, as lojas começam as promoções alguns dias antes. Se estiver muito interessado num produto, pode ser prudente não esperar para comprá-lo nesse dia.
Além disso, se a compra for feita online, tem o direito de devolver o produto no prazo de 14 dias. O mesmo não acontece se comprar numa loja física, onde o comerciante não está obrigado a receber devoluções (exceto em caso de defeito, por exemplo). Neste cenário, verifique se a loja aceita devoluções e em que condições, e ainda se existem regras especiais para a devolução de produtos nos períodos de promoções.
Como evitar fraudes na black friday?
Veja se o site é seguro. Para evitar que os consumidores sejam vítimas de burlas e fraudes a partir da Internet, em conjunto com o ScamAdviser, promovemos o “Este site é seguro?”, uma ferramenta online que ajuda a determinar se um site ou link que recebeu, por exemplo, através de SMS ou e-mail é seguro antes de o visitar. Basta digitar o endereço do site no campo de pesquisa e o resultado aparecerá em segundos.
A ferramenta "Este site é seguro?" é útil, mas não dispensa uma análise cuidadosa antes de aceder a qualquer ligação. Existem vários sinais de alerta que deve considerar:
- promoções com descontos irrealistas;
- nomes de marcas conhecidas mal escritos;
- design descuidado ou amador;
- comentários negativos nas redes sociais;
- ausência de presença nas redes sociais;
- endereços (URL) sem "https://" e sem o ícone do cadeado;
- falta de página com contactos;
- erros gramaticais ou ortográficos frequentes.
Em caso de dúvida sobre a legitimidade de um site, opte sempre pela prudência e evite fornecer dados pessoais ou efetuar compras.
Quais as regras que os comerciantes devem seguir nas promoções?
Os estabelecimentos comerciais devem apresentar, de forma clara e visível:
- o novo preço promocional;
- o preço mais baixo praticado nos 30 dias anteriores;
- a modalidade de venda (saldos, promoções ou liquidações);
- a data de início da redução;
- o período de duração do desconto.