Notícias

Barras de cereais pouco saudáveis

Demasiados aditivos e açúcares tornam grande parte dos 91 produtos analisados pouco recomendáveis para lanches frequentes. Mesmo assim, a DECO PROteste encontrou boas alternativas.

Especialista:
Editor:
03 outubro 2025
Várias barras de cereais sobre um fundo azul claro

iStock

A grande maioria das 91 barras de cereais testadas pela DECO PROteste contêm demasiados açúcares, aditivos e, por vezes, gorduras saturadas, o que as torna pouco saudáveis e não recomendáveis para um consumo regular. Dos produtos analisados, 45 são barras de cereais com sabor a chocolate, oito barras de cereais tradicionais, oito barras de cereais com frutos secos, 16 barras de frutos secos e 14 barras de frutos secos e secados. As últimas incluem, por exemplo, tâmaras, figos secos e passas de uva e, em menor quantidade, amêndoa e amendoim, entre outros.

Quais as barras de cereais mais saudáveis?

Para avaliar estes produtos, a DECO PROteste recorreu a um algoritmo próprio, traduzido numa escala de 0 a 100, que permite determinar as melhores escolhas dentro de uma mesma categoria. Analisou a lista de ingredientes e a informação nutricional dos rótulos, e aplicou o algoritmo do Nutri-Score. Com o seu algoritmo, a DECO PROteste olhou igualmente para outros parâmetros, como o tamanho da porção individual, os aditivos e outros constituintes, procurando aferir o grau de processamento do produto. Isto é, procurou identificar o número de ingredientes ultraprocessados.  

Aditivos pouco recomendáveis em barras de cereais

Cerca de 80% das barras analisadas contêm aditivos alimentares. É certo que a maioria é aceitável e tolerável, ou seja, sem risco para a saúde ou com efeitos indesejáveis pontuais. Porém, muitos produtos, em particular nos de chocolate,  detetaram-se aditivos pouco recomendáveis para consumo humano. São emulsionantes, como o E 476 – polirricinoleato de poliglicerol, o E 442 – fosfatidatos de amónio, o E 471 – mono e diglicéridos de ácidos gordos e o E 473 – ésteres de sacarose de ácidos gordos ou do amido modificado. Embora alguns estudos apontem efeitos adversos, a evidência científica é escassa para alguns desses impactos. Além disso, os limites de utilização garantem alguma segurança. Contudo, a DECO PROteste defende que, sempre que possível, a sua ingestão deve ser evitada. 

Quanto aos edulcorantes, usados para substituir o açúcar, como acontece com as barras com a indicação "sem açúcares adicionados", a DECO PROteste considera que, para que os consumidores se habituem a sabores menos doces, deve ser reduzida a quantidade deste ingrediente, em vez de procurar alternativas. Por isso, os produtos com maltitol, edulcorante da categoria dos polióis ou açúcares reduzidos, foram penalizados. Em quantidades exageradas, têm efeitos laxantes, podendo provocar inchaço no abdómen, dores de barriga, flatulência e diarreia. 

Barras ultraprocessadas 

Quase garantido é também que, se optar por uma barra de cereais para o lanche, irá consumir muitos ingredientes ultraprocessados. Assim é em cerca de 50% dos produtos analisados. Além de aditivos, como edulcorantes e corantes, entre outros, contêm fibras adicionadas, aromas e xaropes de açúcar, como xaropes de glicose e de açúcar invertido. Calculando o Nutri-Score, que, através de um código de letras e de cores (do A ao E, ou do verde ao vermelho), classifica os produtos do ponto de vista nutricional global, conclui-se que são raras as barras com a classificação máxima.

Como escolher uma barra de cereais?

Além dos resultados da análise a 91 barras de cereais e barras de frutos secos e secados, a DECO PROteste indica critérios de escolha. Antes de comprar, verifique sempre a informação da embalagem e prefira produtos A e B, na escala Nutri-Score. Se esta informação não estiver no rótulo – a indicação não é obrigatória –, compare os valores nutricionais, por 100 gramas, e opte pelas barras com teores mais baixos de sal, açúcar e gordura saturada. Em muitos casos, o açúcar surge sob a forma de mel, xaropes ou com designações como frutose ou sacarose. A classificação D ou E não significa que não deva ser consumido, mas que o deve fazer menos. Verifique o tamanho das barras: quanto maior a porção, obviamente que mais açúcar, gordura e calorias vai ingerir.

O produto contém aditivos? Procure pelos "E" na lista de ingredientes. Dê primazia a barras com o menor número. Use o simulador, que permite saber que aditivos são seguros, suspeitos ou mesmo não recomendados. Basta escrever o nome ou o número do aditivo. 

Gostou deste conteúdo? Junte-se à nossa missão!

Na DECO PROteste, defendemos os consumidores desde 1991. A nossa independência é a chave para garantir a qualidade da informação que disponibilizamos gratuitamente. 
 
Adira ao plano Subscritor para aceder a conteúdos exclusivos e a todos os serviços. Com o seu apoio, conseguimos continuar a disponibilizar mais conteúdos de valor.

Subscreva já e faça parte da mudança. Saber é poder!
 

 

SUBSCREVER

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.

Temas que lhe podem interessar